Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Universidades são proibidas de não fazer avaliações com alunos inadimplentes

    há 14 anos

    Em função de uma inadimplência no Centro Universitário Luterano de Manaus e o impedimento imposto pela instituição de ensino a alunos de fazer avaliações, mesmo tendo acesso às aulas ministradas via internet, foi o motivo de uma Medida Cautelar da Defensoria Pública do Estado, com entrada no último dia 20 de julho na 19ª Vara Cível do Fórum Enoch Reis, na qual aponta a violação da Lei 9.870 e a intenção de constrangimento aos alunos em questão.

    A ação foi gerada por reclamação de um grupo de estudantes, ao defensor público Março Aurélio, que através da Defensoria, solicitou à 19ª Vara Cível que aplique a Lei 9.870/99, que proíbe a suspensão de provas, a retenção de documentos ou a aplicação de quaisquer penalidades pedagógicas por motivo de inadimplência.

    A medida cautelar contra o Centro Universitário Luterano de Manaus proíbe a instituição de causar impedimento a alunos que estiverem inadimplentes com seus pagamentos e mensalidades. Segundo o Defensor, essa regra também é válida para todas as instituições de ensino, que causarem impedimento a alunos que estiverem com algum tipo de inadimplência financeira com esses centros de ensino.

    Março Aurélio assinala, no entanto, que a instituição ou instituições de ensino podem não rematricular o aluno, caso esse estiver inadimplente, mas nunca deixar de aplicar as avaliações, quando eles já estiverem matriculados.

    As sanções legais e administrativas, compatíveis com o Código de Defesa do Consumidor e com os artigos 476 e 206 do novo Código Civil Brasileiro, são válidas para os casos em que a inadimplência perdure por mais de 90 dias, mas não autoriza as instituições de ensino segregar o aluno por isso, anuncia o defensor Março Aurélio.

    • Publicações500
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/universidades-sao-proibidas-de-nao-fazer-avaliacoes-com-alunos-inadimplentes/2337249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)